Boa noite pessoal!
Como profissional de tecnologia que atuou por aproximadamente 12 anos no mercado varejista, exercendo atividades como promoção, merchandising, palestras e treinamentos sobre produtos e tecnologias para fabricantes como Sony, Pioneer, LG e Electrolux beneficiamos centenas de vendedores, gerentes e profissionais correlatos em diferentes estados no Brasil e através deste nosso aprendizado, gostaríamos de compartilhar algumas boas ideias e dicas oferecendo aos futuros consumidores de tecnologia um guia prático visando facilitar a melhor escolha possível por um determinado produto.
Primeiramente, o vendedor é uma pessoa de carne e osso portanto e como qualquer um de nós possui defeitos e limitações comuns à qualquer pessoa porém, por muitas vezes são movidos por incentivo$ de diversos fabricantes por isso, acabam perdendo sua imparcialidade o que prejudica e MUITO a escolha final de um produto por um consumidor pouco informado.
Antes de darmos prosseguimento, vamos entender que similaridade e semelhança possuem significados bastante diferentes entre si, a similaridade descreve algo parecido ou próximo já semelhança descreve algo como exatamente igual.
Inicialmente, vamos considerar que as especificações técnicas quando analisadas superficialmente e comparadas lado a lado são comumente idênticas, seja pelo tamanho da tela, pela quantidade e tipos de conexões, cor, acabamento e até por nomenclaturas de determinadas tecnologias como IPS, S-PVA, SMART, WI FI, HDMI entre outras que também se tornaram comuns sendo então utilizadas por diversos fabricantes.
Durante muito tempo, pudemos constatar que basicamente a grande maioria dos consumidor es escolhem um produto levando em conta apenas quatro fatores que são eles:
Preço (o consumidor em geral se preocupa bastante com isto);
Design (para as mulheres normalmente é o fator de maior peso na decisão);
Especificações técnicas (características, geralmente são os homens quem as mais priorizam);
Marca (em muitos casos é o fator de maior peso na decisão e isto, deveria ser repensado).
Pessoalmente falando, acredito que o mais importante não é O que um determinado produto POSSUI e sim, COMO aquilo que o produto possui, FUNCIONA! e ai que estão as maiores e mais importantes diferenças entre a similaridade dos preços, design, especificações técnicas e até mesmo das “marcas”.
Abaixo vamos utilizar um exemplo bem simples de comparação entre dois televisores, os modelos A e B:
Televisor A
Especificações técnicas:
Painel de LEDs
Smart TV
Entradas USB
Tela Full-HD de 55 polegadas
3 entradas HDMI
Wi-Fi integrado
Preço: R$ 3.599
Televisor B
Especificações técnicas:
Painel de LEDs
Smart TV
Entradas USB
Tela Full-HD de 55 polegadas
3 entradas HDMI
Wi-Fi integrado
Preço: R$ 3.799
Aparentemente temos dois produtos idênticos portanto, o preço, a marca e o design seriam os fatores avaliados correto? Para facilitar nossa compreensão, propositalmente o televisor B será o “vencedor” pois iremos apresentar suas “vantagens técnicas”
Painel de LEDs:
Apesar de ser um televisor tão fino quanto o televisor A, o televisor B, possui a capacidade de controlar cada LED individualmente (lembro que algumas técnicas de dimerização, controlam os LEDs por zonas e não individualmente) o que diminui o consumo de energia elétrica em até 30%, proporciona maior contraste, melhora o nível de preto (buscar comprovação prática). já no televisor A , nem se quer existe controle de luminosidade e os LEDs permanecem sempre acesos e o controle da passagem de luz é feito exclusivamente pelo painel de LCD.

Smart TV (TV Inteligente)
Basicamente, um SMART TV é o televisor capaz de acessar e navegar na internet, os primeiros televisores assim chamados possuíam capacidade de conectar-se a sites predefinidos porém faltava um browser (navegador de internet) dedicado e que permitisse a busca por qualquer endereço, aqui deve-se avaliar quesitos como usabilidade (facilidade de uso), velocidade na abertura de programas, sites e páginas, memória RAM e processador do televisor, sim isto também interfere bastante na experiência smart, o televisor B possui acesso a uma loja com mais de 700 aplicativos, 120 deles em língua portuguesa, há 4 locadoras virtuais para filmes e navegador dedicado. as funcionalidades smart do televisor A, se resumem em acesso a 50 aplicativos, nenhum deles em lingua portuguesa e a duas locadoras virtuais de filmes antigos.
Entradas USB:
Gostaria de lembrar que comercialmente existem quatro versões ou gerações DIFERENTES dos conectores USB, são elas: 1.1, 2.0 Full Speed, 2.0 High Speed e 3.0 (esta última ainda não é comum em televisores). É importante saber que a reprodução de conteúdo seja ela de áudio, vídeo ou fotografias depende de alguns fatores como formatos suportados pelo televisor resolução, frequência de amostragem, tipos de formatação do dispositivo periférico exp. FAT 32, NTFS e etre outros, o número de pastas, número de arquivos, tamanho da memória interna do dispositivo, exp. Alguns dispositivos só aceitam periféricos com até 8GB de memória de armazenamento, outros toleram até 1 TB! ou seja, não é por que um televisor ou qualquer outro produto possui conectores USB que seu problema estará resolvido! As diferenças de compatibilidade ou seja, a nossa querida pergunta: COMO FUNCIONA? Também é bastante válida neste caso e como o televisor B possui conector USB 2.0 High Speed e tolera meu HD externo de 1 TB além de ler legendas separadas do arquivo de vídeo e o televisor A não, ponto para o televisor B!
Tela FullHD de 55 polegadas:
A superfície da tela do televisor B, conta com revestimento capaz de minimizar o reflexo e ainda apresenta imagem com baixíssima perda de cor, brilho e contraste quando visualizada em angulos mais abertos, sem contar que o menor espaçamento entre os pixels e subpixels proporciona melhor aproveitamento da área do painel destinada a formação das imagens. O televisor A por sua vez, possui tela bastante refletiva e quando sua imagem é vista por ângulos mais abertos, além de parecerem bastante escuras, há perda considerável na vivacidade das cores e o preto se torna acinzentado ou azulado (buscar comprovação prática).
Pixel em painel S-PVA

Pixel em painel IPS

3 entradas HDMI:
A interface de conexão HDMI está em sua quarta geração, em cada uma delas, novas funcionalidades foram sendo incorporadas e melhorias significativas de desempenho também aconteceram.
Em nosso comparativo televisor B, possui entradas HDMI na versão 1.4 (comercialmente é o mais recente), além de ser compatível com sinais 3D, há suporte para as funções como MHL, onde através um cabo específico é possível conectar , visualizar e controlar seu dispositivo móvel como smartphone ou tablet na tela do televisor desde que também seja compatível com o protocolo e ARC (Canal de Retorno de Áudio), este protocolo, permite que pelo MESMO cabo HDMI por onde são enviados os sinais de áudio e vídeo de um home theater compatível por exemplo, também ocorra o retorno do áudio de sua programação favorita proveniente do televisor ou seja, é possível enviar e receber sinais pela mesma entrada HDMI.
HDMI (ARC)

Wi-Fi integrado:
Está cada vez mais comum, a adoção dos “adaptadores” Wi-Fi embutidos nos próprios televisores o que possibilita ao usuário conectar seu produto em redes Wi-Fi e sem a necessidade de acessórios periféricos adicionais conectados ao televisor. Para quem não conhecia a informação, basicamente existem diferentes tipos de padrões de redes sem fio Wi-Fi as mais comuns são dos padrões 802.11b, a, gou n e para início de conversa, nem todos os televisores são compatíveis com todos os padrões de redes Wi-Fi disponíveis portanto, mesmo possuindo o adaptador interno, a conectividade pode ficar comprometida dependendo do tipo de rede a ser utilizada, outra pergunta não menos importante é: Quais são as funcionalidades que tenho via Wi-Fi neste televisor? Voltando para o nosso comparativo, o televisor B possui a compatibilidade com os protocolos Miracast e Wi-Di o que permite basicamente o espelhamento de imagens entre dispositivos ou seja, a visualização de tudo o que se passa na tela de um tablet, ultrabook, ou smartphone compatível com o protocolo diretamente na tela do televisor, ou utilizando a funcionalidade second display é possível o inverso ou seja, enviar para o dispositivo móvel a programação assistida no televisor. Voltando ao nosso comparativo, o televisor A apenas suporta uma simples conexão com a internet por meio da rede Wi-Fi, nada mais.
Nossa proposta é que o foco deve estar nos benefícios do produto, SEMPRE analisando e comparando SUA FORMA DE FUNCIONAMENTO, SUAS LIMITAÇÕES E COMPATIBILIDADES pois, é no como funciona que estão os mais importantes diferenciais entre produtos aparentemente semelhantes tecnicamente e não apenas na descrição de suas especificações técnicas, no seu design, preço ou marca

Concordou ou discordou de algo? Por gentileza, deixe seu comentário!

Atenciosamente,
Metuzo Alves
Nossa missão: Oferecer informações relevantes sobre tecnologia para tudo e para todos
Inscreva-se no blog!
Inscreva-se no blog!
(83) 8854-2778
metuzo.lge@hotmail.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário